
Você sabia que a retirada do útero por histerectomia vaginal, ou seja, pela vagina, sem cortar o abdomen, não havendo prolapso, é a forma menos invasiva, mais segura e com a melhor recuperação que a medicina pode oferecer? A Dra. Greice é uma cirurgiã experiente nesse procedimento, em que a paciente sai do hospital para casa andando normalmente, quase no mesmo dia! E sem cicatrizes na barriga!
A histerectomia vaginal é a retirada do útero pela vagina, de modo a evitar a abertura da cavidade abdominal tanto pela cirurgia convencional como pela videolaparotomia. Os benefícios são muitos, desde o tempo de cirurgia menor com menos perda se sangue quanto a recuperação acelerada .
O tempo de internação é reduzido (em torno de 24 horas) e o nível de desconforto é menor, quando comparada à histerectomia por via abdominal (“corte de cesárea”). Além disso, o benefício estético é evidente pela simples ausência de qualquer cicatriz¹.



A histerectomia vaginal não é contraindicada a mulheres que tiveram parto cesáreo prévio, tampouco em situações onde não há “descida” (prolapso) do útero. Mesmo úteros de tamanhos maiores podem ser removidos com segurança pela via vaginal. Outro importante benefício da histerectomia vaginal é a possibilidade de tratamento simultâneo do prolapso genital e da incontinência urinária, doenças comumente associadas e que por vezes necessitam de cirurgia.
Se você precisar realizar uma histerectomia, converse com a Dra Greice e pergunte sobre a histerectomia vaginal.